terça-feira, 26 de julho de 2011

TRANSQUALIT - 14884


Sistema de Gestão da Qualidade para o Transporte de Cargas.


Nos mercados nacional e internacional, altamente competitivos nos dias de hoje, empresas de todos os tamanhos e ramos necessitam procurar caminhos para gerar novos negócios (além de manter os existentes), de modo a tornar suas atividades e operações mais eficientes e a um menor custo. Para tanto, é necessário que as empresas - no caso, Empresas de Transporte - adquiram credibilidade diante do cliente.

Podemos afirmar, sem margens a erros que uma Empresa de Transporte só conseguirá se tornar competitiva se fornecer produtos e serviços de Qualidade, além de ser cuidadosa para com o bem estar de seus funcionários, e ter preocupações com o Meio Ambiente, ou seja, se ater ao que genericamente se chama Responsabilidade Social. Em decorrência, uma das maneiras mais eficazes de se atingir a esses objetivos é por meio de um Sistema de Gestão Integrada, que envolva a Qualidade do produto/serviço, que reveja continuamente os processos que impactam no Meio Ambiente e as condições de trabalho da empresa (Segurança e Saúde Ocupacional).

O caminho natural das Empresas de Transporte para se atingir àquele objetivo é começar pela Qualidade, com a adoção do nosso Sistema de Gestão da Qualidade, a Norma TRANSQUALIT – NBR 14884. Este sistema também é um caminho mais curto e fácil para as transportadoras que desejarem obter as certificações ISO 9000, ISO 14000 ou OHSAS 18000, ou serem submetidas à avaliação do SASSMAQ.

As empresas, então, descobrem que este sistema de gestão, além de aumentar a credibilidade e a eficiência, também aumenta o “status” perante seus clientes e cria condições de conseguir os potenciais clientes, os não-clientes.
 
Ademais, implantar a norma TRANSQUALIT - 14884 representa inúmeros benefícios, e por isso mesmo deve ser entendido como um investimento, já que os resultados a longo prazo são enormes.

Alguns dos benefícios que as empresas de transporte poderão ter com um sistema de qualidade são os seguintes:
  • Eliminação de trabalhos em duplicidade;
  • Redução significativa de custos e desperdícios;
  • Maior e melhor eficiência administrativa;
  • Diminuição de reclamações (em todos os níveis);
  • Menor concorrência de “fundo de quintal”;
  • Melhoria da imagem da empresa;
  • Mais facilidade de adequação às normas ambientais;
  • Maior satisfação do cliente.
  • Aumento da satisfação e motivação interna;
  • Melhor planejamento;
  • Melhor controle de fornecedores;
  • Fomento ao trabalho em equipe;
  • Elevação do moral dos colaboradores da empresa;
  • Melhoria no conforto e bem estar dos trabalhadores;
  • Menor risco de acidentes de trabalho.

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