Em discurso no Plenário nesta terça-feira (12), a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) criticou a falta de logística do Brasil. Segundo a senadora, as denúncias de corrupção do Ministério de Transporte podem ter relação direta com a falta de logística do país.
A senadora mencionou a existência de obras superfaturadas e cobrou um incremento logístico para "diminuir o custo Brasil". A senadora defendeu a implantação da hidrovia Tocantins que, segundo ela, pode agilizar o escoamento da produção de parte da região amazônica. Kátia Abreu citou a estrutura de países como Alemanha, China e Estados Unidos para lamentar a situação de rodovias, ferrovias e portos do Brasil.
A senadora também destacou o artigo Por que os brasileiros não reagem?, de Juan Arias. O texto foi publicado originalmente no jornal espanhol El Pais e reproduzido no jornal O Globo, na edição dessa segunda-feira (11). Kátia Abreu classificou o artigo como "brilhante", mas disse que lia o texto "com muita tristeza".
O artigo lembra que, em seis meses, a presidente Dilma Rousseff já afastou dois ministros importantes. Juan Arias diz que no Brasil não existe o "fenômeno dos indignados", comum em todo o mundo. "Será que os brasileiros não se importam que os políticos sejam salteadores do dinheiro público?", questiona o autor.
O artigo lembra as manifestações populares pelas eleições diretas, em 1984, e pelo impeachment de Collor, em 1992, e afirma que as únicas causas capazes de mobilizar até dois milhões de pessoas são as marchas evangélicas, a parada gay e a passeata pela legalização da maconha. Juan Arias elogia a economia brasileira, mas critica os direitos humanos e o fato de vereadores e deputados ganharem bem mais que professores.
A senadora ainda criticou a situação do diretor afastado do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot, que prestou depoimento mais cedo no Senado. Kátia Abreu disse que o "movimento dos indignados" não pode ficar silencioso. A senadora também lamentou que a partilha de cargos no governo seja feita por interesses de partidos.
- Muitas vezes, os interesses dos estados são comprometidos. O povo não consegue entender como os cargos são divididos - afirmou.
Apartes
Em aparte, o senador Armando Monteiro(PTB-PE) apoiou o pronunciamento da senadora, lamentou o baixo investimento público em infraestrutura e criticou os juros altos. Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) elogiou o discurso da senadora e criticou a "qualidade" dos gastos públicos. Randolfe disse que os gastos do Ministério dos Transportes são exemplo dessa falta de qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário