Numa estratégia de negócios que privilegia fornecedores locais, a Man Latin America vai crescendo pelas beiradas. Para reduzir os custos de produção a montadora alemã estabeleceu um acordo de montagem de seus motores com a MWM International, que passou a fabricar os propulsores com tecnologia Man. Agora, a tecnologia própria também será levada aos fabricantes de eixo a partir de 2012, seguindo o mesmo modelo. No exterior, a empresa já detém tecnologia para produção de todos os componentes, mas no Brasil compra de terceiros.
Hoje, a Meritor e a Suspencys (do grupo Randon) fornecem eixos para a empresa. Segundo o diretor de vendas da companhia alemã, Ricardo Alouche, o processo para a escolha do parceiro fabril para os eixos já está em andamento. "Os próximos modelos de caminhões já terão eixo Man fabricado dentro desse novo conceito. Depois, numa outra etapa, faremos isso também com os fornecedores de caixa de câmbio. O trem de força será Man nos próximos veículos da montadora", disse Alouche. "É a primeira vez na história da Man que terceirizamos a produção de um componente, como o motor. É uma estratégia que faz sentido aqui no Brasil", disse.
Para a nacionalização da linha de motores Man, que serão usados em veículos de médio porte a pesados, a parceira MWM investiu US$ 11 milhões na compra de maquinário e na infraestrutura. O presidente da MWM, José Eduardo Luzzi, disse que com a terceirização da produção a empresa vai conseguir aumentar o volume de produção destinado à montadora alemã. Hoje, 20% da fabricação total de motores equipam os veículos comerciais da marca. Neste ano, a empresa deverá produzir 150 mil propulsores, sendo que a parcela da Man será de 30 mil equipamentos.
"Com uma linha de montagem dedicada à produção do motor Man no Brasil, poderemos chegar a um volume de 45 mil unidades já em 2012, que é a capacidade instalada da unidade. Ganhamos com isso em volume e isso é importante para os nossos negócios no país."
O motor Man é o mesmo que roda na Europa, com adaptações para a operação no mercado brasileiro. Segundo Alouche, o propulsor foi todo testado e preparado para as condições de tráfego no país, principalmente, em relação ao combustível. "Nesse motor, que já vem com a tecnologia Euro V (com menos emissões de gases), consegui mos rodar até 100 km com diesel que hoje abastece os veículos no Brasil.”
Para cumprir as rígidas exigências do Proconve P7, o programa que estabelece a tecnologia Euro V no Brasil, o foco será voltado ao desenvolvimento de sistemas de tratamento dos gases de escape. Esses sistemas permitem reduzir significativamente as emissões de poluentes para os veículos com motores de ciclo diesel. Fabricados no
Brasil pela Man, os novos motores Man D08 equipam três dos oito modelos da nova linha de ônibus. “Em todo o projeto do Euro V, investimos R$ 350 milhões e isso inclui a adaptação do motor para as condições brasileiras. A nova linha de ônibus é a primeira a sair de fábrica com essa tecnologia”, disse o presidente da Man Latin America, Roberto Cortes.
Além dos motores Man, a montadora contará com os motores Cummins, de quatro e seis cilindros respectivamente. Esses propulsores equiparão os miniônibus, microônibus e também chassis rodoviários e articulados Volksbus.
Fonte: Brasil Econômico
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