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Na oportunidade, foram apresentadas as ferramentas necessárias para empreendedores investirem no segmento, além das novidades e exigências dos consumidores |
Cada vez mais surgem novas formas de negociar produtos ou serviços ao redor do mundo. Dentre elas, o comércio eletrônico, que teve nos últimos anos um crescimento de 40%, e se tornou um mercado em constante expansão. Percebendo a importância do tema, foi realizado, ao longo desta quinta-feira (4), no Hotel Jatiúca, o Ciclo MPE.net, uma série de seminários voltados para micro e pequenas empresas sobre o e-commerce.
O objetivo do evento é orientar e capacitar os profissionais que já atuam ou desejam atuar nesse mercado para as diversas formas de participação sustentável em economia digital. Na ocasião, estiveram presentes Edilson Flausino, consultor da Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico, Renata Fonseca, diretora-técnica do Sebrae em Alagoas, Roberto Mota, gerente comercial dos Correios, entre outros parceiros.
As palestras abordaram temas importantes para o segmento, como Logística Global para o Comércio Eletrônico, Conectividade e Banda Larga, Vendas pela Internet, Gestão de Riscos e Vendas com Cartão de Crédito, Bolsa de Negócios do Sebrae, Compras Coletivas e Publicidade On-line e Marketing Digital.
Segundo Anderson Martins, analista de Comércio Eletrônico dos Correios, o e-commerce pode ser visto como uma atividade fácil, mas não é tão simples como parece. “Existem elementos que devem ser levados em consideração para os empresários que desejam entrar nesse mercado. É imprescindível que quem trabalha nesse ramo conheça os pilares do e-commerce: produtos, pagamento, logística, atendimento e publicidade”, disse.
Aprimorar conhecimentos
Durante o seminário, foram apresentados aos participantes os mecanismos necessários para os empresários se firmarem no comércio virtual, além das diferenças entre o commerce e o e-commerce. Entre as questões básicas para esses empresários está reconhecer que o e-commerce exige uma logística diferenciada, aprimoramento constante dos conhecimentos, planejar e preparar-se para as surpresas e construir parcerias.
Para Flausino, há exigências específicas para o empresário que possui um negócio on-line. “Como, por exemplo, é necessário que eles se mantenham atualizados e conheçam bem cada uma das etapas que compõe a logística do mercado eletrônico, como a gestão de risco e o marketing”, conta.
Ao apontar o crescimento do comércio eletrônico, Renata Fonseca destacou que esse é um universo importante para os empresários de negócios de pequeno porte, afinal, o meio digital é mais um canal de comercialização. “Nós, do Sebrae, percebemos a relevância do e-commerce e compreendemos também que precisamos desenvolvê-lo mais, tendo em vista o amplo mercado que há em Alagoas. Eventos como esse preparam o empresário para as cada vez maiores exigências do consumidor”, afirmou a diretora.
O evento é uma realização da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico e conta com a parceria dos Correios, do Sebrae e do PagSeguro.
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