Há quem diga que estamos numa era de "comoditização" no mercado de prestação de serviços de logística, ainda assim há excelentes oportunidades de negócios para as empresas, em determinados segmentos e produtos. Bastante promissor é o mercado de logística emergencial ou contigencial. Já até atribuíram a isso o nome de transporte super express ou serviços de courier. Na verdade, eles constituem-se apenas em um dos produtos que podem oferecidos dentro desse amplo conceito de atendimento.
A logística contigencial envolve:
*o mapeamento dos pontos críticos, ou seja, aqueles mais suscetíveis à famosa Lei de Murphy (se algo pode dar errado, provavelmente dará errado);
*o desenvolvimento de soluções logísticas para o atendimento imediato (ou no menor tempo possível) para minimizar eventuais problemas, como paradas de linhas, interrupção de operações de carga e descarga, estocagem ao ar livre, etc...;
*o desenvolvimento de soluções preventivas, que tenham como objetivo minimizar a ocorrência de fatos indesejáveis;
*o desenho e o dimensionamento de uma infra-estrutura física adequada para o atendimento emergencial, que poderá envolver, por exemplo, a disposição de veículos na porta da empresa 24 horas, empilhadeiras reservas, mão-de-obra multifuncional, etc;
*a definição de processos documentais, procedimentos para a contratação dos serviços emergenciais, indicadores de desempenho operacionais (nível de avarias, atendimento no prazo, etc);
*o desenvolvimento e implantação de ferramentas para a gestão do custo excepcional, apontando os valores gastos com transporte aéreo, serviços de couriers, transporte super express de curta, média e longa distância (hot seat), serviços de despacho aduaneiro, armazenagem externa, mão-de-obra temporária para cobrir "picos" operacionais, transporte colo-a-colo, despesas para "agilizar" processos, etc;
*e por fim, aplicação de tecnologia que permita maior visibilidade ao cliente.
É de suma importância salientar que os serviços de logística contigencial tem como característica básica a sua imprevisibilidade, portanto, tendem a não ser constantes, e por isso, deve haver um grande cuidado por parte das empresas no dimensionamento da infra-estrutura operacional, para não incorrer com pesados custos fixos. Operar com escala nesse mercado é fundamental para a empresa obter lucratividade; isso significa depender de poucos clientes poderá inviabilizar seu negócio.
Comercialmente, as empresas prestadoras de serviços logísticos não devem cobrar tarifas próximas ou semelhantes àquelas cobradas pelos serviços normalmente prestados e tampouco oferecer esse tipo de serviço como "quebra-galho" para o cliente. Amigos, amigos, negócios à parte. "Salvar a pele" do seu cliente custa caro! Se o seu cliente não aceitar pagar além do que paga pelos serviços regulares, então troque de cliente, por mais importante que seja a empresa. Deixe que algum "insano" atue dessa forma!
Empresas do ramo industrial, principalmente aqueles fortemente dependentes de importação e exportação e aqueles produtores de bens de alto valor agregado serão os melhores clientes. Não que outras empresas não o sejam, mas talves os problemas ocorram com menor frequência.
Estruture-se adequadamente, desenvolva um bom portfólio de serviços, prepare a área de vendas, capacite a equipe técnica e mãos à obra, o mercado te espera!!!
E por favor, venda mais que transporte express. Venda soluções logística!
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