segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O que é Logística Emergencial

Há quem diga que estamos numa era de "comoditização" no mercado de prestação de serviços de logística, ainda assim há excelentes oportunidades de negócios para as empresas, em determinados segmentos e produtos. Bastante promissor é o mercado de logística emergencial ou contigencial. Já até atribuíram a isso o nome de transporte super express ou serviços de courier. Na verdade, eles constituem-se apenas em um dos produtos que podem oferecidos dentro desse amplo conceito de atendimento.


A logística contigencial envolve:


*o mapeamento dos pontos críticos, ou seja, aqueles mais suscetíveis à famosa Lei de Murphy (se algo pode dar errado, provavelmente dará errado);

*o desenvolvimento de soluções logísticas para o atendimento imediato (ou no menor tempo possível) para minimizar eventuais problemas, como paradas de linhas, interrupção de operações de carga e descarga, estocagem ao ar livre, etc...;

*o desenvolvimento de soluções preventivas, que tenham como objetivo minimizar a ocorrência de fatos indesejáveis;

*o desenho e o dimensionamento de uma infra-estrutura física adequada para o atendimento emergencial, que poderá envolver, por exemplo, a disposição de veículos na porta da empresa 24 horas, empilhadeiras reservas, mão-de-obra multifuncional, etc;

*a definição de processos documentais, procedimentos para a contratação dos serviços emergenciais, indicadores de desempenho operacionais (nível de avarias, atendimento no prazo, etc);

*o desenvolvimento e implantação de ferramentas para a gestão do custo excepcional, apontando os valores gastos com transporte aéreo, serviços de couriers, transporte super express de curta, média e longa distância (hot seat), serviços de despacho aduaneiro, armazenagem externa, mão-de-obra temporária para cobrir "picos" operacionais, transporte colo-a-colo, despesas para "agilizar" processos, etc;

*e por fim, aplicação de tecnologia que permita maior visibilidade ao cliente.

É de suma importância salientar que os serviços de logística contigencial tem como característica básica a sua imprevisibilidade, portanto, tendem a não ser constantes, e por isso, deve haver um grande cuidado por parte das empresas no dimensionamento da infra-estrutura operacional, para não incorrer com pesados custos fixos. Operar com escala nesse mercado é fundamental para a empresa obter lucratividade; isso significa depender de poucos clientes poderá inviabilizar seu negócio.

Comercialmente, as empresas prestadoras de serviços logísticos não devem cobrar tarifas próximas ou semelhantes àquelas cobradas pelos serviços normalmente prestados e tampouco oferecer esse tipo de serviço como "quebra-galho" para o cliente. Amigos, amigos, negócios à parte. "Salvar a pele" do seu cliente custa caro! Se o seu cliente não aceitar pagar além do que paga pelos serviços regulares, então troque de cliente, por mais importante que seja a empresa. Deixe que algum "insano" atue dessa forma!

Empresas do ramo industrial, principalmente aqueles fortemente dependentes de importação e exportação e aqueles produtores de bens de alto valor agregado serão os melhores clientes. Não que outras empresas não o sejam, mas talves os problemas ocorram com menor frequência.

Estruture-se adequadamente, desenvolva um bom portfólio de serviços, prepare a área de vendas, capacite a equipe técnica e mãos à obra, o mercado te espera!!!

E por favor, venda mais que transporte express. Venda soluções logística!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...