O Inmetro divolgou esta semana dois documentos esclarecendo pontos importantes da utilização e implantação dos cronotacógrafos, aparelhos que armazenam dados referentes à velocidade, tempo, distância e horas ao volante.
De acordo com o instituto, os produtos perigosos devem se adequar até o fim deste mês (agosto). Para tanto, é necessário comparecer a um posto autorizado para realizar os testes de funcionamento do aparelho e receber a certificação. O procedimento não é cobrado.
Na verdade, o que muda à partir de setembro, por enquanto, é que os Organismos Acreditados pelo Inmetro e IPEM exigirão os certificados dos cronotacógrafos para fazer as inspeções dos veículos que transportam produtos perigosos a granel ou dos veículos que transportam cargas fracionadas, que necessitem dessa inspeção, para atendimento a alguma legislação ou de exigências de outros órgãos ou empresas.
Quando não houver a necessidade de fazer a inspeção, não há urgência de verificação. Para os outros veículos que transportam produtos perigosos fracionados, que não se enquadram no citado anteriormente, o prazo estabelecido é até 31/12/2010, conforme Portaria 444/08.
Nenhum comentário:
Postar um comentário