terça-feira, 21 de julho de 2009

Falta tecnólogo em logística e transporte


Levantamento recente do Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração de Empresas (Coppead) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostra que 91% das maiores empresas do Brasil terceirizam serviços de logística e transporte, nível semelhante ao dos Estados Unidos e Europa. Em 81% dos casos, segundo o estudo, o objetivo é reduzir custos e 57% atingem econmia média de 13%.


Essa realidade, porém, tem deixado de ser característica só de grandes empresas e, segundo o cunsultor e especialista em marketing, produção e logística Tarcísio Marcelo Menezes, começa a entrar no contexto dos empreendimentos regionais e de menor porte, como tem ocorrido em Maringá.


"Com o acirramento da concorrência, essas empresas (pequenas ou familiares) estão percebendo que ao ter estrutura própria de logística acabam oferecendo serviço deficiente à custos elevados", explica.


A alternativa de terceirizar se torna o caminho mais viável, já que além de gastar menos, por solicitar o serviço apenas para o que realmente produz, pode exigir qualidade.


Profissional


Nessa onda de terceirização também aumenta o número de Operadores Logísticos - empresas especializadas, e, consequentemente, a necessidade de absorção de tecnólogos em Logística e Transportes no mercado.


"Esse profissional desempenha um papel fundamental, porque ajuda a controlar os gastos desde a cadeia de suprimentos, passando por amazenagem de estoques, até o planejamento de rotas de distribuição", destaca Menezes.


Por causa do rápido crescimento em importância do setor, o consultor informa que, pelo menos na região de Maringá, falta profissionais qualificados. "Há vagas, mas não tem mão-de-obra especializada, aí as empresas acabam trazendo pessoas de fora", afirma.


Por isso, ele chama a atenção para interessados no segmento para que se qualifiquem, e já adianta: "Daqui a quatro anos a demanda por esse profissional deve aumentar ainda mais, porque Maringá é privilegiada no setor de transportes".


Entre os atrativos da cidade, está a grande quantidade de frota, a estrutura de terminais intermodais (no qual a carga chega de caminhão e é colocada no trem, ou vice-versa) e a internacionalização do aeroporto.


O estímulo à formação profissional também está baseada na Lei 11.442/2007, que regulamenta as atividades do setor de transporte, exigindo qualificação da mão de obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...