sexta-feira, 31 de julho de 2009

Empresas varejistas investem em logística para obter redução no custo do produto ao cliente

O setor do varejo já fixou sua importância no panorama empresarial brasileiro, um número crescente de varejistas figuram na relação das maiores empresas do país. Conforme o setor se expande, são necessárias estratégias diferenciadas, novas tecnologias, mudanças no relacionamento com clientes e fornecedores. Essa evolução no setor fez com que as empresas construíssem depósitos próprios, atualmente conhecidos como CDs - Centros de Distribuição, que atrelados a uma logística eficiente diminuem muito o caminho percorrido pelo produto, do fornecedor ao consumidor final.

Outro fator considerado peça chave para essa modernização foi a implementação de novas tecnologias. Sem essa atualização não seria possível prosseguir com o desenvolvimento das transações comerciais realizadas em nível nacional. As empresas varejistas mato-grossenses acompanham essa realidade, como é o caso do grupo Todimo, empresas para materiais de construção, com 14 lojas espalhadas pelo Mato Grosso e Paraná.

A Todimo está há 26 anos no mercado e dispõe de dois CDs, nas cidades de Cuiabá (MT) e Londrina (PR), ambos operando de forma digital on-line com os pontos de venda. Ou seja, através da tecnologia wireless, o sistema de expedição e recebimento de produtos é automatizado. Com carga e descarga simultânea, garante ainda redução de custos, armazenamento em condições adequadas, agilidade e segurança ao processo de descarga, estocagem e entrega do produto.

Na visão do gerente de logística da Todimo, Paulo Zanolli, toda essa informatização agregada ao trabalho humano traz agilidade e confiabilidade nos diferentes processos executados nos CDs. "Disponibilizamos produtos nos mais diversos pontos geográficos em que atuamos, de forma a satisfazer nossa demanda a um custo logpistico que viabilize o preço de nossos produtos para os clientes", revelou.

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Logística (Aslog), Altamiro Borges Júnior, justamente essa visão, do custo total que esta ação vai gerar, deve ser o primeiro passo para os empresários melhorarem a performance dos negócios. "Sabendo equacionar todas as etapas envolvidas nesse processo, desde o pedido feito ao fornecedor até a venda ao cliente, sem dúvidas conseguirão reduzir o seu custo final", aconselhou.

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