Fim de ano é tempo de computar quais foram as conquistas e os tropeços do ano que passou. “É um período de reflexão para avaliar quais foram as situações em que o profissional ou o estudante foi capaz de fazer a diferença”, explica Sandra Cabral, gerente de desenvolvimento do Grupo DMRH.
Para ela, é importante entender quais habilidades foram decisivas para o sucesso ou o fracasso em cada ocasião. “Eu mantive a calma? Consegui ter foco? Acalmei as pessoas e consegui conciliar opiniões diferentes?”, exemplifica. “Ao avaliar os pontos fortes e fracos, o profissional conseguirá reconhecer quais são suas potencialidades individuais”, afirma Sandra.
Para não cometer os mesmos erros do passado, é fundamental repensar algumas situações e fazer um balanço. E aí, o saldo foi positivo ou negativo? A partir disso, vale a pena questionar-se sobre o que poderia ter sido diferente e quais características contribuíram para o sucesso ou fracasso desses eventos.
Sandra explica que só é possível crescer e se desenvolver investindo no que se tem de melhor. “Um grande erro dos jovens é sempre tentar melhorar os pontos mais fracos”, diz ela. Por esse motivo o autoconhecimento é tão importante, pois saber reconhecer qualidades é um diferencial para se destacar no mercado de trabalho.
Mirando no futuro – Com a virada do ano se aproximando, também chega o momento de estabelecer novas metas para 2012. Para conseguir alcançar os planos, é importante ter um plano de ação com objetivos específicos. “Fora isso, é necessário saber quais características ajudarão a alcançar os objetivos e quais são as barreiras que podem aparecer pelo caminho”, diz Sandra.
“Ao antecipar possíveis dificuldades, será mais fácil lidar e resolver os problemas que aparecerem ao longo do ano”, diz. Se o objetivo do profissional é ter mais visibilidade na empresa, por exemplo, será preciso aumentar a rede de networking, almoçar com pessoas de outras áreas, participar de mais reuniões.
De acordo com a especialista, para não se perder no meio de tantos desafios e conseguir se desenvolver em 2012, o segredo é dar passos pequenos, um de cada vez, mas sempre mirando em um objetivo maior. “Quando você anda devagar, chega mais rápido”, afirma.
Fonte: Click Carreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário