sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Logística aumenta produtividade



O Brasil vive um momento privilegiado, com perspectivas de crescimento real e forte projeção internacional. Ao lado dos discursos entusiasmados, ouvimos também as vozes da advertência quanto à urgente necessidade do país resolver seus entraves de infraestrutura, que podem - muito - comprometer todo esse salto evolutivo.

Sempre que o tema vem à tona, a logística é um ponto fundamental. As deficiências nessa área têm travado a evolução de muitos setores e vencer as dificuldades nesse ponto é imprescindível para que o Brasil se consolide como o mais importante pólo de negócios da América Latina. -

Um problema que exige ação conjunta de vários setores, do público e do privado. Quando trazemos o debate quanto à eficiência logística para um cenário mais localizado - dentro das empresas, a questão da logística interna, a que considera as atividades de uma operação - da chegada da matéria-prima à saída do produto final ou entrega de um serviço ao cliente, a urgência e o cuidado não são menos relevantes.

Uma vez alinhada a um padrão de excelência, a logística interna pode avançar o índice de eficiência de 30 a 50%, para até 95%. Melhoria que implica em pessoas com menor tempo ocioso, eliminação ou terceirização das atividades de baixo valor agregado, redução de perdas e resposta mais positiva no caixa da empresa.

Entendem-se por logística interna as atividades que envolvem algum tipo de fluxo interno. Boa parte se caracteriza por desperdício, ou ações que não agregam valor ao negócio. Estão presentes em todas as empresas para atender alguma necessidade - seja de layout, de cronograma das ações ou pelo tipo de produção ou negócio em questão. O fato é que a logística interna envolve movimentação e tempo - de matéria-prima, de pessoas, do produto acabado, dos estoques.

O conceito de gestão aplicado pelo Kaizen compreende a profunda análise de todos esses ciclos e interfaces. A metodologia Kaizen busca otimizar essas movimentações criando rotas padronizadas e cíclicas, onde o objetivo não é cortar pessoas, mas melhor alocá-las.
 
Fonte: DCI - SP

Um comentário:

  1. Boa Tarde. Parabéns pelo Blog é inteligente e de muito bom gosto. Caso possua empilhadeiras no estado ainda a serem reformadas entre em contato. empilhashop.com.br (Empilhadeiras usadas) falecom@empilhashop.com.br Muito Obrigado. EmpilhaShop

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...