Pacote de incentivo do governo aos projetos de infraestrutura deve elevar a procura e os salários de especialistas |
Mas ainda faltam profissionais. Devido ao fato de o setor ter sido abandonado pelo governo federal nos últimos anos, grande parte dos que poderiam atuar em empresas do segmento foi em busca de outras oportunidades, principalmente no mercado financeiro, completa o sócio da Exec. O aumento da procura deve gerar um incremento de salário entre 20% e 30% para esses profissionais, acredita Juliano Ballarotti, gerente das áreas de engenharia e logística da Hays.
Há sete anos me dividia entre São Paulo e Santos,algo bastante desgastante.Trabalhando para a BTP poderia morar em Santos, cidade que eu adoro, afirma. Deixar a empresa norueguesa, portanto, significaria melhor qualidade de vida. Sem falar no potencial de crescimento da baixada santista com projeto de infraestrutura e pré-sal; e nos desafios a serem transpostos no novo emprego. O empreendimento é de quase US$ 1 bilhão, bastante desafiador porque envolve vários segmentos e áreas, completa o executivo.
Por serem planos de longa duração, há dois tipos de profissionais que podem atuar em logística: os de projeto e os de operação. Os profissionais de projeto serão responsáveis pela concepção e andamento da obra. Majoritariamente engenheiros civis, esses profissionais precisam ter senso de urgência e flexibilidade, uma vez o andamento do projeto nem sempre depende apenas da construtora, mas também do governo, empresas terceirizadas, entre outros, lembra Ballarotti, da Hays. Esse profissional também tem que estar disponível para viajar, seja para outros estados brasileiros ou para o exterior, completa.
Já o profissional de operação será demandando pelas companhias à medida que esses projetos forem concluídos. Ele será o responsável por avaliar o melhor meio de transporte (modal) para a entrega da mercadoria. Hoje as empresas não têm muita opção. Ou são rodovias, ou ferrovias, ou portos.
Quando essesmeios se integrarem de formaampla, o profissional de operação terá que avaliar qual a melhor opção entre as disponíveis, pondera Ballarotti.
Esse profissional tem que ter senso de adaptação e reorganização, uma vez que à medida que projetos forem concluídos, será necessário pensar em novas soluções, diz.
Fonte: Investe SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário