Numa reunião realizada nesta terça-feira (17/05) do Conselho de Infraestrutura (Coinfra) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o presidente da Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias (Aneor), José Alberto Pereira Ribeiro, propôs a criação de uma Empresa Brasileira de Planejamento Logístico (EBPL) ente público que seria responsável pelo planejamento de longo prazo dos grandes projetos nacionais na área de transporte.
"O sistema logístico brasileiro se ressente da falta de uma estrutura de planejamento de médio e longo prazo em nível governamental, o que limita drasticamente os horizontes também do setor privado em suas decisões de investimento em infraestrutura, diretamente ou em parceria com o governo", defendeu o executivo da Associação. Ele recordou que a antiga Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes, estatal criada durante o governo militar e voltada para a área, possibilitou avanços considerados no desenvolvimento da infraestrutura da logística brasileira ao longo dos anos em que esteve ativa, entre 1965 e 2002.
O presidente da Aneor reagiu à idéia de que sua sugestão seja um retorno a uma tendência de estatização da economia nacional. "São críticas de fundo estritamente ideológico. Diante da escala e do nível de complexidade da nossa economia, o planejamento de investimento em infraestrutura à partir de uma empresa de projetos é vital, sendo sua ausência um entrave direto ao desenvolvimento", ressaltou.
Segundo ele, o surgimento da EBPL seria uma necessidade para a economia. "A função que ela exercerá exige um ente público, pois seu trabalho pressupõe investimentos a fundo perdido, os quais somente o setor extatal pode fazer", acrescentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário